Voltar
   Página inicial



Data do início da viagem por terra

    O Major Schaeffer recebera do Governo Brasileiro a difícil incumbência de angariar colonos para o Sul do Brasil. Prometia terras férteis, amplas e cobertas de mata virgem, como era o desejo geral dos emigrantes do Hunsrück. Aos interessados, residentes em localidades vizinhas, Schaeffer tinha distribuído instruções recomendando que se organizassem em grupos facilitando a entreajuda durante a longa viagem. Mathias Rambo conhecia a família de outro Mathias de sobrenome Franzen, residente em Pünderich. Ambos haviam decidido pela imigração. Em outras partes da Alemanha, centenas de pessoas, famílias inteiras e avulsos iam se preparando.

    A viagem por terra desde Loeffelscheid-Peterswald, passando por Trier, iniciou-se no dia 17 de maio de 1828 e após 28 dias de viagem chegaram ao porto de Bremen. Supõe-se que a primeira etapa da viagem foi realizada via fluvial, pelo rio Mosela, facilitando assim o transporte de bagagem que, forçosamente, era pesada.

    Em Bremen cada emigrante devia passar pelos consulados da Alemanha e do Brasil para verificação dos seus documentos. Após treze semanas foi liberado o barco que levou os emigrantes pelo rio Weser até o porto de Bremen onde estava ancorado o grande navio OLBERS, contratado pelo major Schaeffer.


      Fonte: Genealogia do Imigrante Mathias Rambo & Suzanna Hochscheid, de Arsênio Rambo Both, FSC. 1ª edição 1994. Centro Educacional La Salle de Ensido Superior, Av. Victor Barreto, 2288 - CEP 92020-000, Canoas, RS, Fone (51) 742-5899