A morte de João Petry - 1934

No dia 29 de janeiro realizava-se um baile num salão nas proximidades da atual propriedade de Seno Richter na saída de Bela Vista para XV de Novembro. Segundo o sr. Belarmino Ventura da Silva, falecido no ano 2000, a festa foi na casa de Domingos Petry.

Por motivos insignificantes iniciou uma briga de faca entre João Petry e Frederico Ritter (pai de Elly Ritter). De acordo com Arry Ritter a iluminação era a lampião e a penumbra propiciou o atrito, tendo havido mais pessoas feridas. Os dois eram vizinhos e amigos, pois Ritter morava na margem do Arroio Grande do lado de Bela Vista, e Petry na outra margem do lado de XV de Novembro.

Após os velórios o cortejo de cada um dos falecidos passou em frente a cada uma das casas enlutadas, pois Petry foi sepultado em Bela Vista e Ritter em XV de Novembro, transferido posteriormente para o cemitério Evangélico de Ibirubá, por sua filha Elly.

Frederico Ritter era irmão de João Edmundo Nicolau Ritter testemunha no registro de Gissella (Veja Biografia de Ida Guissela Guitel).

Na década de 1950 Rudy Ritter, sobrinho de Frederico Ritter, trabalhou por 15 anos como relojoeiro da Ótica Guitel em Ibirubá, de Frederico Guitel.




Página Criada em:
Sábado, 19 de outubro, 2002.
Atualizada em: