Voltar
   Página inicial

Frederico Guitel
Dados biográficos

O falecimento do avô e a mudança para Linha Jacuí

 La. Jacuí, 25/12/1938. Casa de Jacob Schneider com a fábrica de óleo.Visita à namorada Guissela? 

Em 1936 uma fatalidade viria mudar o curso da história de Frederico Guitel.

Foi a morte de seu avô, Ludwig Gittel, no dia 2 de outubro em Linha Jacuí, quando visitava sua filha Emma.

Nessa época ocorreu a mudança de Frederico para Linha Jacuí, Quinze de Novembro, a qual resultaria em dois eventos marcantes em sua vida: primeiro, o início de sua atividade no ramo de jóias a partir do comércio ambulante e, segundo, o encontro com Ida Guissela.

Em sua chegada a Vila de Quinze de Novembro, onde deve ter morado por algum tempo, começou trabalhando por um período nas casas de comércio dos Ernesto Alfredo Hetzel e de Algemiro Baggio. Seus relatos sobre essa época, revelavam um certo orgulho pelo seu serviço, que lhe deram experiência em cálculos e conhecimento de mercadorias. Jacob Schneider, seu padrasto, alguns anos antes, havia trabalhado para a firma Hetzel no transporte de óleo de linhaça.

Frederico contava que iniciou a venda de correntinhas, anéis, bombas de chimarrão, pelo interior locomovendo-se numa carrocinha puxada a cavalo, passando para uma bicicleta e depois para a moto.

Escrita de Frederico no verso da foto acima

Frederico registrou apenas o local Colonia Quinze de Novembro, que passara a ser seu novo endereço. Obervar a dúvida na grafia de seu sobrenome (Gütel) e a nova rubrica.






Página Criada em:
Quinta-feira, 15 de agosto, 2002.
Atualizada em:
 Voltar